Como Funciona o Construtor do BotConversa

Nesse artigo poderá ver como localizar seus fluxos prontos dentro do BotConversa, e como funcionará a sequência de aulas que mostrará como aproveitar ao máximo os robôs prontos em seu teste grátis.

IMPORTANTE: Se estiver usando MAC, não use o SAFARI para construção de fluxos. Sugerimos o uso do navegador Google Chrome para usar o BotConversa.

O Construtor Em Partes

Parte 1: Bloco Inicial

O bloco inicial é o ponto de partida de todos os fluxos. Qualquer fluxo quando é acionado, terá seu início a partir do bloco inicial.

Não existe nenhuma ação que você pode fazer com este bloco. Ele apenas te diz a partir de onde que o fluxo irá iniciar.

Parte 2: Conexões

As conexões são as linhas que conectam os blocos do construtor entre si.

Essas linhas tornam o entendimento do fluxo extremante fácil e visual para quem busca entender o que está acontecendo no fluxo.

Para conectar os blocos você precisa conectar o círculo conector de um bloco ao círculo conector do bloco ao qual você deseja fazer a conexão.

Para excluir uma linha de conexão você precisa clicar com o botão direito do mouse em cima da linha. Se ela não desaparecer imediatamente, basta clicar com o botão esquerdo em qualquer lugar na área do construtor que ela irá desaparecer.

Parte 3: Pontos de Conexão

Todo bloco dentro do construtor possui pelo menos um ponto de conexão. A maioria possui dois pontos.

  1. Ponto de Entrada

    • Esse é o ponto que indica de qual bloco a conversa está vindo.

  2. Ponto de Saída

    • Esse é o ponto que indica para qual o bloco a conversa vai continuar.

IMPORTANTE: Para garantir que os blocos estão conectados entre si, clique no bloco que você escolheu fazer a conexão e arraste ele de um lado para o outro. Se você verificar que a linha está se mexendo junto com o bloco, significa que ele está conectado corretamente.

Parte 4: Bloco de Conteúdo

Toda vez que você criar um novo fluxo de conversa, ele iniciará com dois blocos:

  1. Bloco inicial

  2. Bloco de conteúdo

O bloco de conteúdo é o bloco que você vai utilizar para colocar o conteúdo que você vai enviar para o seu cliente. Esse conteúdo pode ser composto por:

  • Mensagem de texto

  • Imagem

  • Vídeo

  • Áudio

  • Arquivos

  • Perguntas que salvam a resposta do usuário

  • Delays entre mensagem

Parte 4: Blocos do Construtor

É com os blocos do construtor que você vai dar vida aos seus robôs. Nós temos 7 tipos de blocos que compõe a construção do seu robô.

Os blocos são:

  1. Conteúdo

    • Neste bloco você vai definir quais conteúdos você deseja enviar para o seu cliente. Você pode adicionar quantos elementos de conteúdo quiser dentro de cada bloco de conteúdo.

  2. Ação

    • Neste bloco você vai definir quais ações você deseja fazer "por trás das cortinas" sem que o seu cliente veja no WhatsApp. Exemplo 1: Se um cliente responder o nome dele, email e CPF você pode adicionar uma etiqueta de "Cadastro Completo" Exemplo 2: Se um cliente deseja pedir 3 pizzas, você pode utilizar o bloco de ação para realizar contas matemáticas e enviar o valor total do pedido. Exemplo 3: Se um cliente precisar de ajuda de um humano, você pode abrir a conversa dela para o time de atendimento e notificar toda sua equipe via WhatsApp avisando que um cliente está precisando de ajuda.

  3. Conexão de Fluxo

    • Este bloco permite que você conecte um robô a outro.

    • Isso ajuda demais pois te dá flexibilidade na construção do robô. Exemplo: Ao invés de criar toda a conversa em um único fluxo, você pode criar um fluxo que mostra o menu do robô, um fluxo que mostra produtos, um fluxo que faz orçamento, etc. Isso te dá a flexibilidade de levar e trazer a pessoa para o lugar que você quiser de forma independente. Sem que ela precise iniciar um único fluxo toda vez. Com os fluxos separados, seu time pode enviar o exato fluxo que o cliente precisa na hora que ele precisa.

  4. Condição

    • Neste bloco você pode criar lógicas de continuação dentro do fluxo. Exemplo: Se o cliente possui a etiqueta X, ele vai para o bloco de conteúdo A. Se o cliente não possui a etiqueta X, ele vai para o bloco de conteúdo B. Algumas condições que podem ser utilizadas:

      • Etiquetas (possui ou não)

      • Campo personalizado (contém valor específico ou não)

        • Exemplo: O campo "endereço" possui valor? Se sim, não preciso pedir novamente. Se não, eu preciso pedir o endereço ao cliente.

  5. Randomizador

    • Este bloco serve para você criar caminhos randômicos no seu robô caso você queria testar diferentes tipos de mensagens ou queira criar uma roleta randômica.

  6. Botões

  • Com o bloco de botões você pode criar botões para a sua conversa. Facilitando demais a continuidade do fluxo. Cada bloco de botões pode ter até 10 botões normais de 3 em 3 ou 30 em lista pop-up. E ainda pode ser convertido para menu de até 10 números.

  1. Integração

    • Com o bloco de integração você pode conectar seu fluxo a praticamente qualquer ferramenta online utilizando tanto a integração via Zapier.com ou a ferramenta de webhook do BotConversa.

Parte 6: Organizar Fluxo

Essa funcionalidade irá centralizar todo o seu fluxo no construtor para que você tenha uma visão mais organizada de como seu fluxo está montado.

A organização é feita de forma automática e você não é obrigado a utilizá-la.

Parte 7: Status do Fluxo

Toda fez que você fizer uma alteração no fluxo, esse elemento irá indicar se o fluxo está salvo ou se possui algum erro.

Last updated